Portátil

Iniciamos em 2006 com o Sistema Portátil.

A gente vai onde você for, você fala aonde e o restante é por nossa conta!

Estamos aptos a realizar gravações fora do estúdio convêncional.
Com esse sistema também oferecemos o serviços de transmissão ao vivo para TV e Internet

O “estúdio portátil” é de fácil transporte e excelente qualidade.
Montamos o setup de acordo com a sua necessidade.

Por que o sistema portátil?

Acreditamos que alguns projetos necessitam da essência do local onde será realizada a captação, ou então, os próprios envolvidos se sentem mais confiantes estando em seu habitat natural.
Em alguns momentos, transportar o sistema portátil até a locação é mais fácil e tem um custo menor do que transportar as pessoas até o estúdio.
O grande diferencial é que na gravação de um show ou até mesmo de um grupo musical em um sítio por exemplo, conseguimos registrar e eternizar a energia do momento! E é isso que podemos lhe oferecer!

Nossa história começou com o sistema portátil.

De dezembro de 2004 a fevereiro de  2005, Ernani Napolitano que é o proprietário do estúdio foi convidado a pegar a estrada com o Grupo A BARCA como responsável por todo o registro de áudio do projeto. Ele já trabalhava em um grande estúdio móvel em São Paulo, a Audiomobile de Egídio Conde.
Durante a viagem vivenciou um grande aprendizado ao lado do engenheiro de som André Magalhães. Chegando em São Paulo depois de 60 dias de viagens e gravações ininterruptas, decidiu montar seu sistema para gravações in loco e ao vivo.

A Barca – Turista Aprendiz
O grupo viajou mais de 10.000 km por nove estados brasileiros, do Pará a S.Paulo, realizando o projeto Turista Aprendiz, selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural. Além de movimentar a cultura local oferecendo opções de educação e entretenimento com a realização de shows e oficinas, o grupo registrou cerca de 40 comunidades ou artistas da tradição popular, em quilombos, aldeias indígenas, periferias de grandes capitais, pequenas cidades ribeirinhas, litorâneas e sertanejas. Os shows e gravações foram realizados nos mais diversos espaços e situações e foi reunido um acervo com 300 horas de áudio e vídeo e 6 mil fotos.Em 2006, o grupo lançou a caixa Trilha, Toada e Trupé, com três CDs e um DVD documentário, frutos do projeto Turista Aprendiz. Essa caixa reúne o melhor dos registros, em dois CDs dedicados aos grupos e artistas regionais. O terceiro CD traz gravações da Barca em estúdio e faixas ao vivo gravadas nos shows da viagem com participações desses grupos.

O primeiro trabalho realizado com o Sistema Portátil foi em 2006 para a Aventura Produções,  produtora de vídeo de Yuri e Vera Sanada.
Colocamos o equipamento no carro rumo a Londrina – PR para a gravação do grupo de taiko Ishindaiko que foi realizada na sede do grupo que fica em um sítio da cidade.
Foi nessa ocasião que o ENG ESTÚDIO passou a existir oficialmente como prestador de serviço em audio portátil